O Projeto
A necessidade de melhorar a compreensão dos fenómenos de incêndio na Interface Urbana-Florestal (IUF) conduziu à definição de uma estratégia exaustiva e detalhada que permitirá uma melhor caracterização do problema, identificação dos riscos e objetivos a atingir, definição das principais variáveis e restrições e metodologias para caracterizar completamente o problema, fornecendo informações e ferramentas para que especialistas, agentes políticos, agentes de proteção civil e comunidade tomem decisões informadas.
Multi/interdisciplinaridade para uma abordagem holística.
Para realizar a avaliação de risco para a região mais crítica identificada, todos os aspetos / parâmetros devem ser considerados, como vegetação, topografia, tipologia do edifício, potencialidade de propagação do incêndio florestal na proximidade de uma área urbana, os meios de proteção ativa existentes, a vulnerabilidade das habitações e infraestruturas na interface. Especificamente, para a vulnerabilidade das casas, é importante ter em consideração a possibilidade do impacto direto de chamas, fenómenos de transferência de calor e brasas projetadas. A seleção do estudo de caso será baseada na caracterização detalhada das áreas críticas do território.
Com base na caracterização conduzida da floresta e construção (tipologia de construção, vento, seca, etc), ferramentas de cálculo avançadas (CFD) serão usadas para modelar incêndios IUF. O objetivo é desenvolver competências específicas na modelação de incêndios para a futura transferência de conhecimentos para que as autoridades nacionais tenham a possibilidade de utilizar estas ferramentas em análises múltiplas para apoiar decisões técnicas de mitigação de riscos.
Os eventos catastróficos são fenómenos complexos e sistémicos, com consequências macroeconómicas adversas significativas. Os impactos socioeconómicos inerentes a cenários catastróficos serão avaliados de modo a obter indicações claras de ações a desencadear que permitam mitigar impactos negativos na economia ou que proporcionem uma rápida recuperação após cenários adversos, aumentando a confiança das comunidades nas autoridades nacionais.
No âmbito deste projeto também se pretende desenvolver uma campanha de educação, consciencialização e transferência de conhecimento para a sociedade, contribuindo para o aumento da resiliência de comunidades na IUF.